Casa do Caiçara abriga moradores das comunidades tradicionais em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria de Assistência Social, está buscando parcerias para equipar a Casa do Caiçara em Ilhabela. O local funciona como abrigo para os moradores de comunidades tradicionais e já existe há dois anos.

Segundo a secretária Nanci Peres de Araújo Zanato, a intenção é reequipar a casa para melhor acomodar os caiçaras. “Estamos conseguindo as coisas com doações e desse jeito a casa vai ficar melhor ainda”, comenta. A casa fica localizada na Rua Rio de Janeiro, nº 61 na Barra Velha e todas as despesas são custeadas pela prefeitura.

Marcelo Costa, morador da Ilha de Vitória, está há 15 dias no local por causa de seu filho que ficou doente. O caiçara conta que também trouxe mais uma pessoa que operou a apêndice . “Eu já fiquei aqui umas três vezes, porque antes quando vinha não tinha lugar para ficar”, conta.

Para ele, a casa é boa e ajuda nas horas de necessidade. A Ilha de Vitória está localizada há 22 quilômetros da Costa e as famílias que moram no lugar tem no mar o único meio de acesso ao Continente.

Atualmente a secretaria de Assistência Social faz cerca de 60 atendimentos por dia. Para Nanci, um de seus desafios à frente da pasta é priorizar a família. “Precisamos dar um lar para as crianças de Ilhabela e para isso temos que tentar empregar os pais, porque não adianta a criança sair do projeto de banho tomado e alimentada e quando chegar em casa encontrar um lar desestruturado”, explica.

Com a estruturação da família, o objetivo da secretária é tirar as crianças que tem entre 5 e 14 anos, das ruas. Para isso pretende investir em atividades extracurriculares, como aulas de música. “A partir do dia três de fevereiro as crianças vão poder ter aulas de música e futuramente gostaria de conseguir um espaço onde elas ficassem o dia inteiro”, garante.

0 Comments:

Postar um comentário