Lei Maria da Penha é tema de debate na Barra Velha

Uma reunião promovida por iniciativa do vereador de Ilhabela, Marcelo Santos, discutiu com a comunidade da Barra Velha mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher: a Lei de Maria da Penha.

Além do vereador, o encontro teve a participação da delegada titular da Polícia Civil de Ilhabela, Josely Campos da Silva, da secretária de Assistência Social, Nanci Perez de Araújo Zanato, a médica Ana Maria Hirakawa, e do presidente da Câmara, Valdir Veríssimo.

O vereador Marcelo Santos destacou que muitas mulheres são agredidas no silêncio do lar e não registram queixas contra seus agressores.

“A violência doméstica está presente em todas as classes sociais e, em nosso município, 30% das agressões registradas na Delegacia de Ilhabela são de violência contra a mulher”, comentou.

Na ocasião, a delegada Josely Campos da Silva comandou um bate papo com a platéia sobre o tema e destacou seu trabalho em defesa da mulher.

“Muitas mulheres são agredidas e não registram Boletim de Ocorrência pois acreditam que o agressor mudou de comportamento. Em 17 anos como delegada, nunca me deparei com um ex-agressor”, comentou.

Ainda de acordo com a delegada, 90% dos casos de violência contra a mulher está relacionada ao alcoolismo. “É necessário que exista um trabalho nesse sentido, através de associações de combate ao álcool”, explica.

A secretária de Assistência Social de Ilhabela, Nanci Perez de Araújo Zanato, informou já existir um grupo de discussão nesse sentido que vai ampliar sua atuação focando a diminuição da violência contra a mulher.

Ela destacou que a violência acontece quando não existe respeito. “É muito importante o trabalho social de envolvimento com a família”, finaliza.

foto:Acácio Gomes
fonte: PMI

0 Comments:

Postar um comentário